Dick Serafim: o novo homem.

A experiência do velho homem a serviço de Deus.
Dick Serafim: salmista, flautista e cantor-compositor de músicas religiosas católicas.

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador. Cursou também Música, Artes Plásticas e Direção Teatral. Desde 1985 desenvolve trabalhos em agências de propaganda e produtoras de vídeo, nas mais diversas áreas. Ganhador do Troféu Caymmi de Melhor Produtor Musical da Bahia, em 1990. Durante 8 anos foi professor de produção e de interpretação para TV.

Ano da Misericórdia
Terço dos Homens e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Retornou ao serviço na Igreja Católica, em Salvador, na Bahia, após 30 anos de afastamento, no Ano da Misericórdia, quando foi chamado em sonho por sua avó, já falecida, a ingressar no Terço dos Homens da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, num momento de grande tristeza pessoal.

Desde o Ano da Misericórdia frequenta semanalmente o Terço dos Homens (Santuário Senhor do Bonfim, Santuário Mãe Rainha) e também participa da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capela de Nossa Senhora Aparecida, do 19° BC, Cabula).

Ano Mariano
Santuário Mãe Rainha e Projeto de Evangelização na Internet.

As três graças do santuário Mãe e Rainha (acolhimento, transformação interior e fecundidade apostólica), se manifestaram no início do Ano Mariano quando Dick entendeu ser a sua missão compor músicas para semear paz nas famílias e amor nas redes sociais, onde também gerencia páginas publicitárias, iniciando assim o seu projeto de evangelização na internet.

No Santuário Mãe Rainha de Salvador cuida da comunicação nas redes sociais Facebook e Instagram, e da criação de peças gráficas para divulgação do Movimento Apostólico de Schoenstatt; Eventualmente toca flauta transversal e canta Salmos nas missas de Sábado e Domingo, no Dia da Renovação da Aliança de Amor e em datas especiais.

Ano do Laicato
Consagração à Jesus por Nossa Senhora das Graças e peregrinação do músico/instrumentista às igrejas e paróquias da Bahia.

Consagrou-se a Jesus pela intercessão de Nossa Senhora das Graças, na Missa Festiva de 27/11/2017, no início do Ano do Laicato, em celebração presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, bispo Auxiliar de Salvador, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, Colégio Salete, após curso de formação pela Casa de Maria, na Capela do 19° BC, em Salvador, Bahia.

Desde que retornou às atividades na Igreja Católica em 2016, vem tocando flauta transversal em santuários, paróquias, igrejas: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Paróquia da Sé), Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Mar Grande); Basílica Santuário Senhor do Bonfim (Bonfim); Santuário Mãe e Rainha (STIEP); Santuário Nossa Senhora Aparecida (Imbuí); Capela de Nossa Senhora Aparecida (19° BC, Cabula); Igreja de São Pedro (Piedade); Igreja dos Aflitos; Igreja Nossa Senhora das Graças (Colégio Nossa Senhora da Salete); Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus (Chame-chame); Igreja de Santa Tereza D’Ávila (Luís Anselmo); Igreja de Sant’Ana (Rio Vermelho); Igreja de Santo Antônio da Barra (Barra); Paróquia do Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos); Paróquia Nossa Senhora da Esperança (STIEP); e na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição (Lapa), no Programa Ciranda da Fé, Rádio Excélsior AM840.

Fortalecendo o compromisso de fé.
Ingressa em Comunidade para Adoração e em Irmandade Secular.

Comprometido com o serviço à Igreja Católica, Dick Serafim torna-se membro da Comunidade para Adoração ao Santíssimo Sacramento (COMSACRA) e membro da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e Vera Cruz, da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, igreja fundada por Tomé de Sousa em 1549, sendo a primeira igreja jesuítica no Brasil e a primeira catedral.

A Igreja Católica na sua formação.
Batismo, primeira comunhão, crisma, igrejas e estudos.

Batizado ao nascer, em Janeiro de 1965, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Vitória). Quando criança tocava flauta e desenhava as transparências do retroprojetor que ilustravam a homilia da Missa das Crianças na Igreja Nossa Senhora da Luz (Pituba), onde fez sua Primeira Comunhão. Na adolescência: flautista do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (Nazaré), Paróquia de Sant’ana (Rio Vermelho) e Paróquia Bom Jesus dos Milagres (Brotas), onde foi crismado.

Baiano, de Salvador, estudou Teoria e Percepção Musical e flauta transversal na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Fez o primário na Escola Nossa Senhora da Luz e o ginásio no Liceu Salesiano do Salvador; Graduou-se na Universidade Católica do Salvador. Cursou também Artes Plásticas na Escola Hector Valdez e Direção Teatral na Universidade Federal da Bahia.